terça-feira, 7 de março de 2017

CHÁ DE FOLHA DE LOURO




CHÁ

NATURAL PARA VÁRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE!

“São dicas de chá natural porém nada substitui o médico.”
O louro é muito conhecido no campo alimentar, mas já ouviu falar dos seus benefícios para a saúde? O chá de louro ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o stresse e a ansiedade.
O louro, de nome científico laurus nobilis, é bastante conhecido por ser usado no preparo do feijão e da feijoada, além de muitos outros pratos da culinária nacional e internacional. As folhas são usadas normalmente secas, já que têm um forte aroma e sabor, e podem ser usadas em carnes, caldos, sopas e ensopados, mas o que muita gente não sabe é que são ricas em propriedades medicinais.
Originária do Mediterrâneo, a planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e as suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais.
Benefícios e propriedades
Com 320 calorias por 100 gramas, o louro é rico em carboidratos e fibras alimentares. Também é rico em vitaminas A, B, C e D, cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de conter gorduras saturadas e insaturadas.
O seu forte cheiro estimula a produção de saliva e enzimas digestivas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos, promovendo, portanto, uma digestão saudável. Ajuda no combate à azia e inchaço decorrentes da má digestão, o que justifica o seu uso tão comum em feijoadas e pratos pesados.
Possui também em sua composição alguns compostos anti-cancerígenos, como é o caso do ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas. Esses compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas, sendo útil principalmente contra a leucemia e o cancro da mama.
Ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o stress e a ansiedade. Ajuda ainda a aliviar os efeitos da ressaca por ter propriedades desintoxicantes.
As suas propriedades envolvem ação como diurético, antirreumático, anti-inflamatório, digestivo, estimulante e expectorante.

Como preparar o chá
Para preparar o chá, coloque algumas folhas de louro numa panela com água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, marque cinco minutos e então desligue. Deixe tapado e a descansar durante 10 minutos. Em seguida, coe e consuma. A dose indicada é entre três ou quatro xícaras espaçadas durante o dia.

Contraindicações e efeitos colaterais
É importante estar atento à quantidade ingerida, pois o louro pode causar sonolência e ser prejudicial àqueles que possuem sensibilidade no estômago, quando consumido em excesso. A planta e seu consumo estão contraindicados para gestantes ou mulheres em fase de lactação