terça-feira, 29 de março de 2016

Dica de como fazer um Arroz; soltinho passo a passo:




O primeiro passo é lavar bastante os grãos, até a água ficar translúcida, para tirar o excesso de amido – responsável por grudar o arroz cozido. Enquanto o líquido estiver esbranquiçado, é sinal de que ainda tem amido a ser dispensado.
Seque o arroz na peneira, antes de levá-lo para a panela. Se ele ainda estiver bem úmido, refogue um pouco mais para os grãos ficarem sequinhos.
Na hora de refogar, nada de encher a panela de óleo. Um fiozinho, apenas para envolver os grãos, é suficiente.
É importante também que a gordura envolva todos os grãos sem encharcá-los na hora do refogado (que pode ser com cebola, alho ou o que você preferir). Quando o arroz começar a dar aquela estaladinha, é o momento de acrescentar a água.
A medida mais usada pelo brasileiro é duas partes de água para uma de arroz. O ideal, porém, é usar 1 ½ partes de água para uma de arroz. Os grãos vão ficar "al dente" (cozidos, porém firmes) e muito mais soltinhos.
A água do cozimento pode ser ou não fervente. Isso não vai fazer diferença no resultado final.
Cozinhe o arroz com a panela fechada. Tire a tampa apenas no momento em que ele for secar (quando já estiver cozido, mas restar um pouquinho de água entre os grãos).
Depois de o arroz ficar pronto, solte os grãos com um garfo para liberar o vapor que ficou entre eles, dentro da panela.
A panela usada não pode ser muito pequena. Lembre-se que o arroz aumenta bastante de volume – cerca de 50%.
Quem quiser manter o arroz quentinho porque os outros pratos ainda não ficaram prontos, embrulhe a panela em um jornal já lido. Depois, é só dar mais uma mexida de leve com o garfo, para separar os grãos, e ele se manterá soltinho, soltinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário