segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Limpeza com Vinagre e Bicarbonato


Por ter alta concentração de ácido acético, essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.
Já o bicarbonato de sódio, muito usado para problemas estomacais, para limpeza dos dentes, em fermentos de bolo e refrigerantes, é uma sustância levemente alcalina que tem a capacidade de liberar dióxido de carbono gasoso, é um excelente detergente ao entrar em contato com a gordura.
NA COZINHA 

- Limpar panelas, potes e travessas com gordura ou com odor
 
Juntando esses elementos você utiliza muito menos sabão e economiza água também, pois a lavagem fica muito mais fácil! Encha a panela suja com água, só até cobrir o fundo, não precisa de muita água. Deixe ferver com 2 col. (sopa) de vinagre. Jogue a água fora e esfregue com a esponja. 
Para manchinhas em peças de inox, umedeça a esponja do lado macio, jogue um pouco de bicarbonato e esfregue a peça. É ótimo também quando fica aqueles queimados no fundo da panela. Se a mancha não sair, deixe o bicarbonato agindo por 2h. A mancha sai sem esforço e ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras
Os potes de plástico tendem a ficar com o odor dos alimentos. Para que isso não aconteça jogue o vinagre e o bicarbonato, esfregue e enxague. Guarde o pote aberto e bem seco.
Também serve para tirar o cheiro na garrafa térmica! Coloque bicarbonato com água fervendo dentro da garrafa e deixe 1 horinha de molho. 

- Limpar geladeira 
Não esqueça de sempre desligar a geladeira para limpá-la! Primeiro faremos a limpeza, molhamos uma espoja do lado macio em uma solução com 8 gotas de detergente neutro em 1L de água, passe por toda a geladeira. Depois, desinfete utilizando vinagre num pano limpo por toda a geladeira, inclusive nas paredes e nas divisões plásticas. Finalizadesodorizando, aplicando o bicarbonato em um pano úmido e passando por toda a geladeira novamente. Também age como bactericida. Para finalizar, mantenha uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, ajuda a absorver os odores. Mexa o bicarbonato uma vez por semana. 

- Lixeira 
Para evitar os maus odores da lixeira é só jogar um pouco de bicarbonato no fundo dela e colocar o saco normalmente. 

- Limpar ralo da pia
Para dar um bom hálito ao ralo da pia e acabar com a gordura que se acumula no encanamento podendo causar entupimentos, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (nesse caso não precisa ser necessariamente o de álcool). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. O mesmo pode-se fazer no ralo do banheiro. 

- Microondas
Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e limpe suavemente dentro e fora do microondas, finalize passando um pano úmido. Depois, num refratário com água, misture 1 col. (sopa) de vinagre e coloque 5 min em potencia alta, deixe lá dentro por 3 min descansando e pronto! 

- Remover odores das esponjas 
Mergulhe a esponja com um mau cheiro em uma solução com 4 col. (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em 1L de água morna. Isso eliminará toda a sujeira. Deixe ela secar bem. 

- Limpar o forno
Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo do forno. Salpique com água para umedecer o bicarbonato de sódio. Deixe repousar durante a noite. Na parte da manhã, esfregue e remova o bicarbonato de sódio e a sujeira com uma esponja. Se estiver muito engordurado deixe um pouco de vinagre sobre a gordura por 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha. 

- Máquina de lavar louça
Para desinfetar periodicamente a máquina de lavar louça e acabar com a gordura impregnada, encha o depósito de detergente com vinagre e faça um ciclo de lavagem curto com a máquina vazia. 

- Copos cintilantes

Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente. 

- Polir prata 
Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água (essa parte pode ser xícara, colher, use nessas proporções, dependendo do tamanho do seu objeto). Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário