sábado, 1 de abril de 2017

Sabonetes em formato de chocolate para a Páscoa (Peter Paiva no #É de Casa)



Sabonete Ovo de Páscoa de Colher
Receita de sabonete de Ovo chocolate tradicional
Ingredientes:
1 kg de base glicerinada branca
100g de chocolate em barra meio amargo
1 colher (sopa) de manteiga vegetal de cacau
60 ml de essência de chocolate
20 ml de essência de petit gateau
50 ml de extrato glicólico de avelã
150 ml de lauril líquido
Material de apoio:
Forma de acetato para ovos de páscoa
Formas de silicone diversas
Cacau em pó
Receita do Chantilly (Sabonete de Colher)
Material:
500g de base glicerinada branca
1 colher (sopa) de óleo de coco de babaçu
80 ml de essência (chocolate e petit gateau)
150 a 200 ml de lauril
1 colher rasa (café) de cremor de tártaro
Pigmento cosmético marrom e biscoito
Material de apoio:
Base para corte
Faca de inox
Panela esmaltada
Fogão elétrico
Espátula de silicone
Becker (dosador de líquidos)
Bacia plástica
Fuet (batedor de claras)
Manga de confeitar com bico pitanga grande
MODO DE FAZER:
Passo a passo do sabonete de Ovo chocolate tradicional e elementos
Pique em cubos a base glicerinada solicitada, coloque na panela esmaltada e leve à fonte de calor. Quando a base estiver em estado líquido, retire da fonte de calor, acrescente o chocolate meio amargo picado em cubos e a manteiga vegetal, tampe a panela e reserve. Passados cerca de 10 minutos, adicione os outros materiais solicitados, mexa bem até que fique homogêneo e tampe a panela por mais alguns minutos para que estoure as bolhas da manipulação e a base fique bem perfeita. Com cuidado, despeje nas formas de acetato e formas de silicone desejadas. Para fazer o acabamento, passe cacau em pó no ovo com a ajuda de um pincel.
Caso queira fazer elementos em outras cores, apenas tire o chocolate, substitua por pigmento e coloque a essência desejada.
Passo a passo do Chantilly (Sabonete de Colher)
Pique em cubos a base glicerinada solicitada, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor. Quando estiver em estado líquido retire da fonte de calor, com a ajuda de uma espátula confira se esta tudo derretido e homogêneo, limpe as bordas da panela e tampe-a por 5 minutos, acrescente o óleo de coco de babaçu, misture até que dissolva e em seguida acrescente todos os outros materiais solicitados. Após este passo tampe a panela e espere baixar um pouco a temperatura para que não seja necessário bater muito no próximo passo e passe do ponto. Após baixar a temperatura com o auxílio do fuet, faça muita espuma, (nesta hora pode-se usar o mix elétrico ou a batedeira elétrica) assim que triplicar o volume da glicerina com a espuma, agora ao invés de bater a base, misture com o fuet para que a base mais pesada e quente do fundo da bacia comece a esfriar e fique tudo com a mesma consistência. A base começará a esfriar e engrossar, se ela estiver mesmo bem aerada neste ponto começará a estourar um pouco a espuma e murchar para assim você bater com o fuet e ficar no ponto exato do chantilly. Em seguida espátule bem e confira se não tem nenhum caroço de base mais dura.
Montagem:
Com o chantilly pronto, coloque-o na manga para confeitar e faça a montagem em cima do ovo (na horizontal) e coloque alguns elementos em sabonete para finalizar.
Não se esqueça de colocar a colher e coloque o sabonete na caixa porta ovo de colher. Está pronto o seu sabonete, coloque a etiqueta de segurança e está pronto.

"É um banho de chocolate, que faz super bem, porque tem manteiga de cacau também. Ela aumenta o poder de hidratação e mantém a parte úmida da pele", explica.