domingo, 3 de abril de 2016

Bolinho de Lentilha




INGREDIENTES:
Massa:
1 xícara (chá) de lentilha (210 g)
3 xícaras (chá) de água (750 ml)
sal a gosto
½ xícara bem cheia (chá) de trigo para quibe (65 g)
1 xícara (chá) de bacon fatiado picadinho (150 g)
1 cebola média picadinha (1 xícara de chá)
1 colher (sobremesa) de alho triturado
salsinha e cebolinha picadinha a gosto
suco de 1 limão
1 fio de azeite

Coalhada:
1 litro de leite
200 g de iogurte natural
MODO DE PREPARO:
Massa:
Em uma panela de pressão coloque lentilha, água e sal a gosto. Tampe a panela, leve ao fogo médio e após pegar pressão conte 20 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha. Abra a panela, adicione trigo para quibe e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve.
Coloque em uma frigideira bacon fatiado picadinho e leve ao fogo médio até dourar. Adicione cebola média picadinha, alho triturado e refogue até a cebola murchar. Retire do fogo.
Transfira o refogado de bacon para a tigela com a lentilha, acrescente salsinha e cebolinha picadinha a gosto, suco de limão, um fio de azeite e misture bem. Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e sirva em seguida. 
Ou se preferir recheie as bolinhas com requeijão cremoso, passe nos ovos batidos em seguida na farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Retire do fogo e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.
Coalhada:

Em uma panela coloque leite e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar. Quando o leite estiver morno (35°C) adicione iogurte natural e misture bem. Tampe a panela com um prato cubra com um pano de prato coloque a panela dentro do forno e deixe descansar por 6 h. DICA: outra forma de verificar a temperatura é colocar o dedo no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto. Transfira a mistura (reservada acima) para uma peneira forrada com um pano de prato e deixe escorrer dentro da geladeira. Retire do pano e sirva em seguida.